sábado, 10 de abril de 2010

A arte na pré história


Consideramos como arte pré historica todas as manisfestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações. O principal tipo de arte pré histórica é a pintura rupestre.

As primeiras manifestações artísticas surgiram no período Paleolítico Superior (aproximadamente 30 000 a. C.), utilizando a técnica "mãos em negativo", onde o homem pré-histórico produzia um pó sobre a mão encostada na parede, fazendo com que a área em volta ficasse colorida e onde estava a mão não. Depois de domina-la, passaram a desenhar animais, que eram feitos como rituais mágicos. As tintas utilizadas eram feitas de minerais, ossos carbonizados (queimados), carvão, vegetais e sangue de animal.

Mão em negativo

Desenho de animais em cavernas

Nesse período também foram desenvolvidas as esculturas. Tanto nas pinturas, quanto nas esculturas não encontramos figuras masculinas, somente femininas. A cabeça era o prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.

Esculturas feitas no período paleolítico superior

Já no Período Neolítico, onde o homem deixa de ser nômade e desenvolve a técnica de tecer panos, de fabricar a cerâmica e construiu as primeiras moradias, assim, abandonando o naturalismo (desenhos a partir do que viam), utilizado no período paleolítico superior, e passam a ter um estilo simplificado e geometrizante.

Pinturas do período Neolítico
Pintura do Período Neolítico

A cerâmica, no Período Neolítico, não é utilizada e moldada pensada apenas na sua utilizada, mas também, no aspecto estético, assim como os metais. As esculturas, ricas em detalhes, representavam homens e mulheres, demonstrando as vestimentas e atividade Neolíticas.

Representação de como seria uma escultura rupestre: bem detalhada e feita no metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu