sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Arte Cristã Primitiva

A Arte Cristã Primitiva começa com a morte de Jesus Cristo, porque seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, inicialmente na Judéia, e depois, por várias regiões do Império Romano.
Porém, no ano de 64, aconteceu a primeira perseguição aos cristãos, no governo do Imperador Nero.
Por causa dessa perseguição, e de outras que sofreram, os primeiros romanos mortos foram enterrados em galerias subterrâneas, denominadas catacumbas. As catacumbas eram pequenas, e não eram enterrados lá pessoas sofredoras e altamente ligadas a religião cristã. Elas eram enterradas em lugares maiores, onde foi iniciada a pintura cristã.

Catacumba

Catacumba para os religiosos e sofredores

A pintura cristã, no início, se resumia a representação de símbolos religiosos, como a cruz (símbolo do sacrifício de Cristo); a palma (símbolo do martírio); a âncora (símbolo da salvação); o peixe (o símbolo preferido dos cristãos, pois as letras da palavra “peixe”, em grego (ichtys), coincidiam com a letra inicial de cada uma das palavras da expressão IesousChristos, TheouYiosSoter,que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”).

Cruz, um dos principais símbolos religiosos

Mas a pintura cristã evoluiu, e começou a aparecer no Antigo e Novo Testamento, sempre com Cristo representado como o Bom Pastor.

Jesus Cristo representado como Bom Pastor

A arte cristã primitiva não era executada por grandes artistas, mas por homens do povo, convertidos à nova religião. Daí sua forma rude, às vezes grosseira, mas, sobretudo, muito simples.

Bom Pastor. Pintura mural das catacumbas.

Um comentário:

Seguidores

Quem sou eu